Escola de Verão
CUL Centro Universitário de Lisboa
Teatro e Artes Performativas
Como conceber uma performance em 7 dias. Da teoria à prática, os participantes terão a oportunidade de ficar a conhecer o que é necessário para a criação de um espetáculo com a duração máxima de 45 minutos. Da conceção à apresentação final, os inscritos dominarão as etapas necessárias para pensar e executar um espetáculo.
- Alunos: Mínimo de idade 12 anos | Nº Alunos: Máximo 15
- Duração: 8 dias |De 22 de 31 de julho de 2024
- Horário: Manhã (09.30h-12.30h) | Período de Almoço (12.30h-14.00h) |Tarde (14.00h-17.00h)
- Horas de contato: 48h
Segunda-feira – Dia 22 de julho
Introdução às Artes Performativas.
Viagem breve pela história do teatro e da performance, a evolução do trabalho do
actor e os vários dispositivos de apresentação (palco).
Introdução à técnica do performer:
- Exercícios de voz
- Consciência corporal e do espaço físico
- Exercícios de improvisação
Apresentação do tema que vai orientar a estrutura do projeto a desenvolver.
Terça-feira – Dia 23 de julho
Início da estruturação da performance a apresentar no dia 31 de Julho:
- Partilha de ideias e conteúdos para a apresentação.
- Exploração física, espacial e multimédia (apresentação de proposta pessoal para integrar o projeto)
Quarta-feira – Dia 24 de julho
Apresentações pessoais, da exploração feita no dia anterior.
Debate sobre as apresentações.
Escrita de guião: O que é necessário para escrever um guião de Teatro/ Performance? Escrita do
texto, desenho de cena, preparação de sonoplastia, escolha de figurinos e de
cenário.
Quinta-feira – Dia 25 de julho
Finalização do guião.
Início da exploração cénica e do trabalho do actor para o espetáculo.
Procura do espólio para o espetáculo (luz, som, objectos, etc.)
Sexta-feira – Dia 26 de julho
Apresentação das sugestões pessoais a integrar o espetáculo.
Alinhamento do espetáculo.
Ensaios
Segunda-feira – Dia 29 de julho
Ensaios.
Terça-feira – Dia 30 de julho
Ensaios.
Quarta-feira – Dia 31 de julho
Ensaios gerais.
Apresentação final.