• Propina
(almoço incluido)

Programação

Bits, bytes, código, jogos, redes sociais, inteligência artificial, … não há dúvida que vivemos uma nova era: a era digital.

A Escola de Verão de Programação é um curso de uma semana onde aprenderás a programar a partir do zero. Iremos utilizar uma das linguagens mais modernas e interessantes da atualidade que é Python.

Irás aprender a programar de forma gradual em sala com o professor, onde as manhãs são sessões explicativas com exemplos e exercícios. Por sua vez, as tardes serão momentos para desenvolver um projeto com os conhecimentos adquiridos durante a manhã. O projeto consiste no desenvolvimento de uma calculadora inteligente.

No final deste curso é esperado que saibas os princípios básicos da programação e saibas programar em Python. A metodologia assenta em simplificar os conceitos associados à programação com um acompanhamento em sala pelo professor.

Objetivos:

• Aprender os aspetos técnicos da Programação e Computadores
  • Aprender a linguagem de programação Python
  • Compreender o fluxo de desenvolvimento de soluções na área da Programação e Computadores
  • Alunos: Mínimo de idade 15 anos | Nº Alunos: Máximo 15
  • Duração: 1 semana |De 24 a 28 de julho 2023
  • Horário: Manhã (10.00h-13.00h) | Período de Almoço (13.00h-14.30h) |Tarde (14.30h-17.30h)
  • Horas de contato: 30h

Segunda, 24 de julho 2023

Introdução à Programação
Nesta sessão vamos dizer o que é a Programação e o que são as linguagens de programação. Compreenderemos como funciona um computador e o que é código-máquina. Iremos por fim introduzir Python.

Introdução a PyCharm
Durante o período da tarde vamos contactar pela primeira vez com o nosso Ambiente de Desenvolvimento Integrado, ou seja, onde iremos passar a escrever e executar o nosso código. Iremos ver as suas principais funcionalidades, e ainda neste dia vamos escrever as nossas primeiras linhas de código.

Terça, 25 de julho 2023

Objetos
Neste segundo dia vamos entrar no mundo de Python. Iremos ver o que são objetos em Python e quais os principais tipos de objetos nesta linguagem de programação. Aprenderemos a definir e operar os diferentes tipos de objetos.

Calculadora Inteligente – Parte I
Vamos começar o nosso projeto. Iremos compreender as etapas necessárias para desenvolver a nossa calculadora. Que botões deve ter? Que operações deve realizar?

Quarta, 26 de julho 2023

Lógica
Uma das partes mais interessantes em programação é pensar em cenários que o nosso programa deve satisfazer sem qualquer erro. Iremos assim aprender sobre lógica e aplicar os seus conceitos para termos programas dinâmicos e adaptativos a vários cenários. ‘Se acontecer isto, faz aquilo …’, ‘Enquanto isto for válido faz este cálculo’, etc… Isto são alguns exemplos.

Calculadora Inteligente – Parte II
A nossa calculadora vai começar a ser inteligente. Vamos desenvolver funcionalidades que permitem à nossa calculadora compreender o que é necessário fazer.

Quinta, 27 de julho 2023

Funções
Quando escrevemos código queremos reutilizar aquelas linhas várias vezes. Isto evita que tenhamos de estar sempre a escrever o mesmo código. Podemos condicionar assim várias linhas de código num bloco reutilização que designamos por função. Durante a manhã deste quarto dia vamos aprender sobre funções.

Calculadora Inteligente – Parte III
Vamos ver todo o código desenvolvido e vamos simplificar através do uso de funções. Isto ajudará a manter o nosso projeto eficiente e claro.

Sexta, 28 de julho 2023

Interface
Nesta altura já saberemos muito sobre Python e programação do ponto de vista do programador. Mas como se passa de código até um programa que pode ser instalado? Neste último dia da primeira semana iremos ver esse aspecto. Vamos aprender sobre como desenhar uma interface gráfica e criar o nosso próprio ficheiro executável que poderemos compartilhar.

Calculadora Inteligente – Parte IV
Chegou o nosso último dia, e vamos agora melhor o aspeto visual da nossa calculadora. Podemos adicionar tons de cores ao nosso gosto e até mesmo colocar o nosso nome na nossa calculadora. No fim, vamos ter a nossa calculadora construída e pronta a ser usada por ti e quem tu quiseres.

Coordenação de Madalena Braz

Lisboa
Avenida do Campo Grande,
376 1749-024 Lisboa, Portugal
Tel.: 217 515 500 | email: info@ulusofona.pt
Porto
Rua Augusto Rosa,
Nº 24, 4000-098 Porto - Portugal
Tel.: 222 073 230 | email: info@ulusofona.pt

Producao Multimedia © 2023 COFAC.