valor

Escola de Verão

CUP Centro Universitário do Porto

Laboratórios de Engenharia do Ambiente

Neste curso vamos realizar várias experiências como corridas de pigmentos vegetais, ver se lavaste bem as mãos, lançamento de foguetões sustentáveis, levitação de anéis, análise da qualidade do ar que respiras, entre outros. Paralelamente, iremos abordar alguns conhecimentos na área da Biologia, Química, Física e da Engenharia do Ambiente. E no final ainda poderás receber prémios se ficares em 1ºlugar!

• Alunos: Mínimo de idade 15 anos | Nº Alunos: Máximo 18
  • Duração: 1 semana | De 15 a 19 de julho 2024
  • Horário: Manhã (10h-13h) | Almoço (13h às 14.30h) |Tarde (14.30h-16.30h)

Dia 1

Segunda, 15 de julho 2024

Apresentação

Nesta sessão iremos fazer uma breve apresentação da universidade e da licenciatura em Engenharia do Ambiente. Depois, vamos conhecer os laboratórios e falar sobre os equipamentos, materiais e regras de segurança e começar a por as “mãos na massa” preparando os meios de cultura que iremos utilizar mais tarde.

Corridas de pigmentos vegetais

Durante o período da tarde, vamos trabalhar com diferentes vegetais e fazer uma corrida de pigmentos por cromatografia. Qual chegará primeiro?

Dia 2

Terça, 16 de julho 2024

Manhã: 10.00h – 13.00h
Microbiologia do Ambiente | Quem lavou as mãos?

Vamos dar um mergulho no mundo maravilhoso dos microrganismos que existem no ambiente, à nossa volta e em nós. Será que estão em todo o lado? Como podemos controlar a sua presença?

Tarde: 14.30h – 16.30h
Concurso de lançamento de projéteis e de foguetões sustentáveis

Sabes como varia a velocidade de um projétil? Vamos fazer lançamentos de bolas e ver se consegues atingir o alvo. Depois, vamos fazer foguetões e lançá-los, reutilizando materiais. Serás tu quem vai conseguir lançar mais longe?

Dia 3

Quarta, 17 de julho 2024

Manhã 10.00h – 13.00h
Será bom o ar que respiras?

No terceiro dia vamos recolher amostras de ar no laboratório e no espaço exterior à volta da universidade para medir a temperatura, humidade relativa, partículas em suspensão, bactérias e fungos. Depois falaremos um pouco sobre a qualidade do ar nos espaços interiores, fontes poluentes e boas práticas.

Tarde: 14.30h – 16.30h
Quanta água custa a nossa refeição?

A produção de alimentos pode ser medida em função das necessidades da água que precisam. Vamos fazer um concurso para avaliar se sabem preparar uma refeição que envolva um menor custo de água.

Dia 4

Quinta, 18 de julho 2024

Fotossíntese - criar submarinos vegetais

No quarto dia vamos conversar sobre a fotossíntese e realizar uma experiência para demonstrar a importância da disponibilidade de dióxido de carbono e luz para este processo.

Tarde: 14.30h – 16.30h
Atrito e levitação de anéis

Qual é a diferença que se sente ao parar um carro em alta ou baixa velocidade? E se fosse numa pista de gelo? No laboratório de física vamos estudar o atrito no movimento de corpos. Também vamos falar sobre os campos eletromagnéticos e ver qual é a sua importância na nossa vida. Acreditas que vamos fazer levitar anéis?

Dia 5

Sexta, 19 de julho 2024