
Escola de Verão
CUL Centro Universitário de Lisboa
Educação Social e Métodos Criativos e Ativos: como contribuir para a construção de comunidades mais inclusivas e acolhedoras?
Neste curso vamos descobrir o que é a Educação Social, explorar quem são os seus públicos e experimentar algumas das suas atividades expressivas. Vamos vivenciar, através de dinâmicas criativas, o que significa inclusão social e educativa, reconhecer a diversidade presente em cada grupo e interagir com diferentes realidades sociais através do sociodrama. Também vamos perceber, na prática, como relações interpessoais saudáveis podem ajudar a construir comunidades mais sustentáveis, inclusivas e promotoras do bem-estar de todos.
- Alunos: Mínimo de idade 15 anos | Nº Alunos: Máximo 25
- Duração: 1 semana | De 23 a 29 de julho
- Horário: Manhã (09.30h-12.30h) | Período de Almoço (12.30h às 14.00h) Tarde (14.00h-17.00h)
- Horas de contato: 30h
Dia 1 – Quarta-feira, 23 de julho 2025
Manhã: 09.30h – 12.30h
Apresentação: do grupo, do programa da semana
Tarde: 14.00h – 17.00h
Métodos Ativos e Criativos: Trabalhar com grupos: a construção de um grupo como um espaço seguro, de respeito e de confiança (que grupo somos? ... quem somos? ... o que nos preocupa e mobiliza enquanto grupo)
Dia 2 – Quinta-feira, 24 de julho 2025
Manhã: 09.30h – 12.30h
Educação Social: o que é? - os seus fundamentos, o seu âmbito, os seus públicos e algumas atividades expressivas a realizar
Tarde: 14.00h – 17.00h
A Educação Social e os Direitos Humanos
Dia 3 – Sexta-feira, 25 de julho 2025
Manhã: 09.30h - 12.30h
Inclusão & Diversidade: o que são estes conceitos? (I)
Tarde: 14.00h - 17.00h
A Educação Social e os Direitos Humanos
Dia 4 – Segunda-feira, 28 de julho 2025
Manhã: 09.30h – 12.30h
- Máscaras e a sua construção
- Desenvolver a criatividade e o imaginário: contos tradicionais e a construção de
máscaras
Tarde: 14.00h – 17.00h
Utilização criativa das máscaras
Dia 5 – Terça-feira, 29 de julho 2025
Manhã: 09.30h - 12.30h
Metodologias utilizadas na Educação Social: Animação Sociocultural - “o que podemos fazer para melhorar os ambientes em que vivemos?”
- Uma tarde de reflexão e balanço: O que foi esta semana para cada um/a?
- O que aprenderam?
- O que levam desta semana?